Como diminuir a inadimplência dos seus clientes? - PassePag

Como diminuir a inadimplência dos seus clientes?

  • Inicial
  • /
  • DICAS
  • /
  • Como diminuir a inadimplência dos seus clientes?




A cobrança de clientes inadimplentes com certeza é um dos maiores desafios para os comerciantes, independente do porte do negócio. Porém, existem maneiras de realizar a cobrança evitando constrangimentos e aumentando as chances de obter sucesso.

Quer saber como a inadimplência pode impactar o negócio e quais são as melhores estratégias para fazer uma cobrança mais efetiva? Confira no post abaixo!

Impactos da inadimplência

Para quem trabalha com o formato de pagamento em mensalidades e/ou pagamentos recorrentes, o risco de ter clientes inadimplentes é grande. Por isso, são necessárias estratégias sólidas e eficazes para evitar que a inadimplência cause prejuízos irreparáveis para o empreendimento.

Entre os maiores problemas da inadimplência estão: prejuízo às finanças financeira da empresa, diminuição do fluxo de caixa e imprevisibilidade, incapacidade de investimentos e planejamento em longo prazo, além da incerteza sobre o sucesso do negócio.

Por isso, é importante acompanhar frequentemente os índices de inadimplência buscando sempre reduzi-los, proporcionando mais segurança financeira e estabilidade no futuro.

 O que fazer para reduzir os inadimplentes?

Tanto a cobrança ativa daqueles que deixam de pagar em dia quanto os incentivos para os adimplentes são fundamentais. Isso gera uma cultura de pagamento dentro do prazo entre o público. Outra boa estratégia é premiar os bons pagadores, incentivando todos a manterem as parcelas em dia. Sorteios de prêmios e brindes mensais, descontos para pagamentos antes da data de vencimento e melhores condições para clientes que cadastrarem o débito automático são algumas opções que podem auxiliar nessa tarefa.

Como fazer a cobrança?

É necessário lembrar o cliente sobre a dívida para que ele se programe e faça o pagamento. Essa comunicação deve ser educada e não deve provocar nenhum tipo de atrito ou constrangimento para devedor. Por isso, é imprescindível ter uma estratégia para informá-lo sobre os débitos, evitando que a dívida acumule e aumente. Nesse caso, é recomendável perguntar ao cliente através de qual canal ele prefere ser lembrado, se por e-mail, ligação, SMS ou outro meio.

Tenha uma equipe preparada

Contar com profissionais qualificados para fazer as cobranças é fundamental para que o ato não gere constrangimentos e, evitando assim, a evasão de clientes.

A equipe responsável deve ser preparada e treinada para lidar com negociações, emissão de segunda via etc. Outra estratégia que facilita a cobrança é a digitalização do processo, fazendo com que as mensagens sejam padronizadas e automáticas.

Ofereça diversas formas de pagamento

Ter possibilidades de negociação e diversas formas de pagamento é uma estratégia fundamental para lidar com os pagamentos atrasados. Isso permite recuperar e fidelizar o cliente, além de aumentar o interesse dele em quitar a dívida. Para isso, é importante disponibilizar várias soluções, como a renegociação e o parcelamento, oferecer diferentes datas de vencimento e variar as formas de pagamento aceitas.

Ampliando as opções para quitação da dívida, a empresa incentiva que o cliente busque uma alternativa para quitar a dívida. A vantagem para o estabelecimento é conseguir reaver, ao menos uma parte do dinheiro, em menos tempo, aumentando o fluxo de caixa.

 

 

E aí, gostou das nossas dicas para reduzir a inadimplência dos clientes? Então aproveite para conhecer o nosso site e fique por dentro de todos os conteúdos do nosso blog!


Últimas Notícias

  • 5 dicas para aumentar o faturamento do seu bar

    5 dicas para aumentar o faturamento do seu bar

    Quer aumentar o faturamento do seu bar? Confira 5 dicas da Passepag para ajudá-lo a crescer de forma estratégica.

    Leia mais
  • 5 habilidades que todo empreendedor precisa dominar

    5 habilidades que todo empreendedor precisa dominar

    Quer começar 2019 de uma forma diferente e montar o seu próprio negócio? Fazer a gestão de uma empresa, independentemente do seu tamanho, setor ou forma de atuação, necessita de algumas competências específicas. Para ajudar você a estabelecer bem seus objetivos, listamos 5 habilidades fundamentais que um empreendedor precisa ter. Confira!

    Leia mais
  • Dicas Passepag: faça o seu restaurante vender mais

    Dicas Passepag: faça o seu restaurante vender mais

    Você cuida do orçamento do seu restaurante? Descubra as melhores maneiras de planejar as vendas e fazer o seu restaurante lucrar ainda mais no post que preparamos em nosso blog!

    Leia mais
© 2018 - Fontes Seguros - Uma empresa do Grupo Fontes, pertencente a J&A Holding.