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Como montar uma loja virtual e aumentar o seu negócio

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Se você procura aumentar os lucros do seu negócio e não quer perder vendas, a adesão de uma loja virtual, pode ser uma grande aliada. Muitas pessoas podem achar que o processo de montagem é complexo demais, mas o investimento vale a pena a longo prazo. Além disso, existem alguns serviços e ferramentas que podem te auxiliar na montagem do seu comércio on-line. Confira no post abaixo algumas dicas para lhe ajudar a montar o seu e-commerce. 

Planejamento

Antes de começar, é fundamental fazer um planejamento de toda a operação. Leve em consideração as necessidades do seu setor de atuação e estabeleça o mercado potencial, observe qual a jornada de compra do cliente e defina o posicionamento do seu negócio.  

Uma dica é focar sempre no cliente e não no produto. Além disso, analise o que seus concorrentes já oferecem e quais desafios eles enfrentam. 

Registro de domínio e site

Depois de fazer um bom planejamento, o primeiro passo é criar um domínio para o seu site. Para tal, você precisa ir até o site de um provedor autorizado a fazer isso. Em seguida você irá pesquisar os endereços disponíveis para compra e encontrando a opção desejada, basta pagar o valor estipulado para garantir o seu domínio. Para mantê-lo, é preciso fazer a renovação anualmente. 

Escolha a plataforma

Depois de ter feito o planejamento é importante entender como funciona um e-commerce. Os serviços podem ser contratados em conjunto ou a partir de diferentes fornecedores. É preciso ter em mente que esses itens serão parte dos seus custos mensais. Por isso, é preciso escolher bem a plataforma que será o seu primeiro fornecedor. 

Nela serão cadastrados os seus produtos, os meios de pagamento e as ferramentas de controle e gestão. Atualmente, existem três tipos de soluções em plataformas para uma loja virtual. São elas: open source, on-premises e saas.

Gateway de pagamento

São empresas que fazem o intermédio do pagamento entre o consumidor e os meios de pagamento disponíveis na sua loja. A contratação de uma empresa que seja responsável por isso traz segurança ao lojista e também ao seu consumidor. Existem três opções:

Intermediadores de pagamento
Gateways de pagamento
Integração direto com as operadoras

Para os pequenos comércios o mais indicado é a primeira opção, já que essas empresas terceirizam todo o processo de pagamento, diminuindo a burocracia e  facilitando a vida do pequeno empreendedor.

Sistema de segurança

Para evitar problemas com cartões roubados, clonados e demais fraudes no comércio on-line você precisa de um bom sistema antifraude.

O tipo de fraude mais comum acontece da seguinte maneira: o cliente compra com um cartão de crédito roubado, você envia o produto e dias depois o pagamento via cartão é cancelado. O prejuízo ocorre porque nas vendas pela Internet (também chamadas de vendas não-presenciais), quem se responsabiliza pelo pagamento da fraude é o lojista.

Utilizando um intermediador de pagamentos, você não precisa se preocupar com isso, pois ele fica responsável por esse serviço. Porém, ao utilizar um gateway ou integração direta, você vai precisar contratar um serviço de anti-fraude.

Marketing

Outra dica importante é aprender a fazer a divulgação assertiva da marca. Num universo com milhares de lojas virtuais, um bom plano de marketing digital pode fazer toda a diferença no número de vendas. Conteúdo, gestão de redes sociais e um e-mail marketing de qualidade são alguns itens que ajudam a aumentar a conversão.

Esperamos que nossas dicas te ajudem na criação da sua loja virtual.

Veja também: ferramentas que podem ajudar na gestão do seu negócio! 

 


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