O que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar sua empresa - PassePag

O que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar sua empresa

  • Inicial
  • /
  • DICAS
  • /
  • O que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar sua empresa





O fluxo de caixa é fundamental para a boa organização de qualquer empreendimento. Esse instrumento possibilita uma visão mais ampla sobre a situação financeira da empresa. Demonstrando as entradas e saídas financeiras do negócio, o fluxo de caixa influencia diretamente no planejamento das ações da empresa e, consequentemente, em seus resultados.

Quer entender o que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar no controle e na organização do seu negócio? Preparamos um post sobre o assunto, confira!

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é usado para controlar a movimentação financeira em um determinado período de tempo, que pode ser diário, semanal ou mensal. Considerando as entradas e saídas de dinheiro a partir dos registros detalhados, ele oferece informações para a verificação e análise dos seus negócios.

Como fazer?

Para funcionar corretamente, devem ser registrados no fluxo de caixa todos os recebimentos e despesas. Dessa forma, você terá uma base de dados que poderá ser consultada para tomar decisões futuras.

Vantagens do fluxo de caixa

A ferramenta possibilita ao dono da empresa prever, planejar e controlar entradas e saídas em um período determinado, avaliar se o recebimento por vendas será suficiente para cobrir os gastos previstos e com isso tomar decisões quanto à falta ou à sobra de dinheiro.

O fluxo de caixa também permite descobrir se a empresa está trabalhando com aperto ou folga financeira, fornece informações para ajustar o preço de venda para cima ou para baixo e para verificar a possibilidade de fazer promoções.  Outra informação que pode ser obtida é se há necessidade de buscar dinheiro extra, através de empréstimos, por exemplo.

Tipos de fluxo de caixa

Fluxo de caixa projetado: como o nome indica, trata-se de uma projeção. A partir dos lançamentos realizados, o gestor pode conhecer suas entradas e planejar as ações futuras do negócio com base nos resultados. Esse tipo de fluxo tem três funções principais: organização, correção e afirmação. Os gráficos também são muito utilizados por essa ferramenta. Através deles é possível visualizar a curva de desempenho, comparando receitas e despesas em um período e identificando tendências.

Fluxo de caixa livre: O fluxo de caixa livre ou final mede a capacidade de geração de capital em curto, médio e longo prazos. Ele indica o saldo existente na comparação com o chamado fluxo de caixa operacional, ou seja, após descontado o pagamento do serviço da dívida ou o recebimento de novos empréstimos. São usados dois relatórios: o primeiro projetando resultados pelo período de 60 a 90 dias, enquanto o segundo trabalha com um prazo de 2 a 5 anos. Com gráficos em linha, é possível acompanhar como o negócio se comporta e se o desempenho confirma ou reverte a expectativa. 

A importância do fluxo de caixa na gestão financeira é inquestionável para qualquer empreendimento. Também é preciso acompanhar e analisar seus dados regularmente, isso fornecerá mais embasamento para que você faça sua empresa crescer cada vez mais. 

Quer ficar por dentro de outras informações como essa? Acompanhe o blog da Passepag e não deixe de nos seguir no Instagram e de curtir nossa página do Facebook!

 


Últimas Notícias

  • 5 dicas para aumentar o faturamento do seu bar

    5 dicas para aumentar o faturamento do seu bar

    Quer aumentar o faturamento do seu bar? Confira 5 dicas da Passepag para ajudá-lo a crescer de forma estratégica.

    Leia mais
  • 5 habilidades que todo empreendedor precisa dominar

    5 habilidades que todo empreendedor precisa dominar

    Quer começar 2019 de uma forma diferente e montar o seu próprio negócio? Fazer a gestão de uma empresa, independentemente do seu tamanho, setor ou forma de atuação, necessita de algumas competências específicas. Para ajudar você a estabelecer bem seus objetivos, listamos 5 habilidades fundamentais que um empreendedor precisa ter. Confira!

    Leia mais
  • Dicas Passepag: faça o seu restaurante vender mais

    Dicas Passepag: faça o seu restaurante vender mais

    Você cuida do orçamento do seu restaurante? Descubra as melhores maneiras de planejar as vendas e fazer o seu restaurante lucrar ainda mais no post que preparamos em nosso blog!

    Leia mais
© 2018 - Passepag - Uma empresa do Grupo Fontes, pertencente a J&A Holding.