Por Hugo Ponchio - Superintendente Comercial da Passepag
Empreender tem sido um caminho cada vez mais procurado, afinal de contas, ter o seu próprio negócio é o sonho de muitas pessoas que buscam crescimento profissional e pessoal. A Passepag é um bom exemplo de um empreendimento que deu certo e, por isso, listei alguns passos para que você alcance o sucesso, independente do setor em que pretende investir.
Antes de mais nada o ideal é obter informações sobre a futura área que você vai empreender. Nos dias de hoje, é possível conseguir muitas informações que podem auxiliar no planejamento dos seus primeiros passos, coletando dados de diversas formas, através de blogs, internet, vídeos, etc... Esse conhecimento pode ser um fator determinante para que você não cometa erros ou atrase as suas ações.
Conheça o público alvo do seu produto ou serviço e a área em que você vai comercializar a sua empresa. Pense sempre: “onde eu posso encontrar potenciais clientes?”. Vender os produtos através das redes sociais, e-commerce e whatsapp pode ser uma excelente alternativa. Se informe também sobre as possibilidades de negócios, parcerias que podem alavancar as suas vendas e possíveis concorrentes.
O passo seguinte é regularizar a atividade através dos órgãos competentes e entidades que podem auxiliar nessa fase. O local onde a atividade será exercida precisa ser adequado para a produção ou oferta dos produtos ou serviços.
Outro item que não pode ser esquecido é a comunicação com os clientes. Ela precisa ser eficaz e planejada de acordo com o público do seu negócio. Além disso, é importante realizar pesquisas de satisfação com os clientes que consomem ou utilizam os seus produtos.
Procure por empresas que buscam atender os seus clientes de forma personalizada e ágil, pois isso pode ter impacto direto no dia a dia do seu negócio. Peça referência para outros empreendedores ou busque através sites que tenham conteúdo relevante e que possam contribuir nessa escolha, isso será fundamental para garantir o sucesso dessa futura parceria.
A empresa deve oferecer aos seus clientes exatamente aquilo que eles desejam adquirir. Muitas vezes, enquanto gerenciamos um produto ou serviço, esquecemos de nos colocar do outro lado, que é saber se o produto ou serviço ofertado vai mesmo fazer diferença para o futuro cliente. Essa prática precisa ser frequente, mesmo depois que o produto já estiver no mercado, é fundamental saber a percepção do cliente quanto aquilo que ele está consumindo, buscando mais assertividade em futuras ações ou ajustes nos produtos e serviços.
Procure por fornecedores que tenham qualidade, bons preços e ofereçam a possibilidade de parcelamento. Empresas que oferecem produtos e serviços financeiros que sejam de fácil entendimento e ajudem no dia a dia do seu negócio fazem toda a diferença.
Além disso, crie um fluxo de caixa e faça a gestão financeira das entradas e saídas, assim você poderá ter uma visão mais ampla para planejar os próximos investimentos.
Outra dica é analisar o ciclo do produto ou serviço minimizando ao máximo possíveis perdas.
E por fim, a dica mais importante de todas é colocar a sua ideia em prática e a mão na massa!
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